Table of Contents
ToggleCriptomoeda Dogecoin: introdução
Dogecoin: talvez você ainda não tenha ouvido falar nesse nome, mas certamente vai. O dogecoin é uma das criptomoedas da primeira geração (aquelas que sucederam o Bitcoin nos primeiros anos após o seu lançamento) que somente agora tem ganhado destaque no mercado. Mas por quê?
Uns vão te dizer que o recente apoio de celebridades (como Snoop Dogg e Gene Simmons do Kiss) e do bilionário excêntrico, Elon Musk, foi o que realmente empurrou a moeda. Outros podem falar que a moeda chamou a atenção pela proposta light e descontraída que oferece, diferente de outras criptomoedas do mercado.
A verdade é que não há uma resposta única para a atenção que a Dogecoin vem ganhando ultimamente. Mas para que você fique por dentro, resolvemos preparar este material com tudo que se sabe sobre a criptomoeda.
Aqui, você entenderá como ela foi criada, como funciona sua mineração, qual seu desempenho histórico no mercado e ainda os últimos acontecimentos que fizeram o Dogecoin ganhar os holofotes no último ano!
Acompanhe conosco e boa leitura!
Afinal, como surgiu o Dogecoin?
O Dogecoin já está no mercado muito antes de ganhar a atenção de celebridades e do CEO da SpaceX. A criptomoeda foi criada há 8 anos, por dois programadores que não tinham muitas ambições para o projeto. Contudo, apesar de suas baixas ambições, o Dogecoin conquistou o mercado.
Lançado originalmente no dia 6 de dezembro de 2013, o Dogecoin foi criado por dois engenheiros de software: Billy Markus, que na época trabalhava na IBM, e Jackson Palmer, funcionário da Adobe.
Os dois não se conheciam e se encontraram por meio do site, criado por Palmer, como um meme sobre a criação de uma criptomoeda cujo logo seria ninguém mais ninguém menos que Shiba Inu, a raça de cachorro que virou um meme popular em 2013.
A logo, com o rosto do cachorro, era estampada em destaque no domínio Dogecoin.com, comprado por Palmer mais como uma piada. O engenheiro de software inclusive utilizou a fonte Comic Sans como forma de descontrair a página e mostrar seu verdadeiro propósito: de entreter.
Quando Markus viu o site, achou a ideia interessante e contatou Palmer para que a criptomoeda realmente fosse desenvolvida. Foi Markus, a partir do código do Bitcoin, que construiu a rede da moeda em, segundo ele, apenas três horas.
Considerando as semelhanças do Dogecoin com outras criptomoedas, o tempo realmente não impressiona. Markus e Palmer usaram como base o código de outros criptoativos já lançados no mercado.
As mudanças mais importantes foram o tempo para que um novo bloco seja adicionado à blockchain (1 minuto no Dogecoin contra 10 minutos no Bitcoin) e o fato de que o Dogecoin não limita o número de moedas que podem ser produzidas. Além disso, diferentemente do Bitcoin, que usa criptografia SHA-256, o Dogecoin utiliza tecnologia de criptografia baseada em senha, semelhante à usada pelo Litecoin.
No entanto, não foram exatamente as mudanças na tecnologia que deram ao Dogecoin a força que ele tem hoje — muito da sua popularidade veio exatamente do espírito leve e descontraído que seus fundadores, que hoje não participam mais da rede, conseguiram imprimir nele.
Ele também ganhou destaque por seu uso como “gorjeta”. Usuários da comunidade do Reddit, apoiadores do Dogecoin, utilizam a criptomoeda para agradecer outros usuários por comentários ou contribuições em postagens.
Conheça Kabosu, a cara do Dogecoin
Não é qualquer cachorro da raça Shiba Inu que estampa a logo do Dogecoin, mas sim Kabosu, um cachorro japonês. Na época com apenas 8 aninhos, Kabosu ficou famoso porque seu dono, o professor de jardim de infância, Atsuko Sato, criou um blog para o animal, onde postava fotos nas poses mais divertidas.
Não demorou muito para que as imagens viralizassem, e Kabosu se tornasse um meme com piadas sobre os mais diversos temas, escritas em uma fonte simples nas suas fotos. Foram esses memes que primeiramente inspiraram Jackson Palmer a criar uma moeda que levasse a cara do cachorro, inicialmente como uma brincadeira.
Os primeiros anos do Dogecoin: o impulso do Reddit
Para entender a popularidade do Dogecoin, é preciso avaliar seu desempenho nos primeiros anos após sua criação. Com uma proposta mais leve, logo que foi criada, o Dogecoin recebeu milhões de visitas em seu website e recebeu atenção de uma pequena comunidade do Reddit, que trocavam dicas sobre a criptomoeda.
Menos de 20 dias após seu lançamento oficial, em 19 de dezembro de 2013, o Dogecoin experimentou seu momento de estrela — a moeda valorizou 300% em apenas três dias. Mas a subida instantânea não perdurou, e no quarto dia a moeda viu seu valor perder um pouco do que tinha ganhado.
Alguns dias depois, a Dogewallet, a carteira nativa do Dogecoin, foi hackeada, fazendo com que milhares de usuários perdessem suas moedas. Depois foi descoberto que o hacker conseguiu alterar a página de envio e recebimento de moedas, fazendo com que as moedas fossem enviadas para um endereço de IP estático.
Mas o que seria um desastre para outros projetos foi visto como uma oportunidade para o Dogecoin. Ainda envolvidos com o projeto à época, seus fundadores usaram o evento para lançar uma campanha chamada de “SaveDogemas”, com o objetivo de recuperar para os investidores os valores perdidos.
Impressionantemente, a campanha não só conseguiu reaver todos os valores, como também fez o Dogecoin ser conhecido. A criptomoeda inclusive resolveu continuar com seus projetos de doações e passou a criar outras campanhas de caridade para arrecadar dinheiro para diferentes causas, como para financiar o time de bobsled da Jamaica ou levar água potável a comunidades carentes no Quênia.
2021: o ano em que o Dogecoin realmente viralizou
Você já deve ter percebido que o Dogecoin surgiu muito mais como um meme do que uma nova proposta de investimento ou descentralização de valores, como o Bitcoin e outras altcoins. Então, o que realmente fez a moeda crescer e ganhar o noticiário?
O Reddit certamente tem uma grande participação no processo. Em vários momentos, usuários da plataforma, os redditers, incentivaram a compra da criptomoeda como forma de aumentar seu valor de mercado. Em meados de 2020, inclusive, uma campanha viralizou no TikTok incentivando os norte-americanos a comprar Dogecoin para que a moeda atingisse o valor de US $ 1 (um dólar).
No entanto, foi com uma entrevista de Elon Musk, o bilionário excêntrico fundador da Tesla e da SpaceX, que as coisas foram ganhando mais forma. Musk comentou a apreciação da criptomoeda e seu potencial futuro, deixando o mercado em alvoroço. E essa não foi a única menção do bilionário ao Dogecoin — vez ou outra, Musk tuíta sobre a moeda, causando impactos no seu valor de mercado toda vez que o faz.
Em 2021, a criptomoeda ganhou mais um fôlego, nadando na esteira do frenesi gerado pelos usuários do Reddit, dessa vez em torno das ações da GameStop, uma varejista de jogos de videogame.
Durante a semana de luta intensa entre pequenos investidores suportados pelo Reddit e grandes fundos de investimento, o Dogecoin registrou altas de 600%, mostrando que o projeto que surgiu como uma brincadeira realmente virou coisa séria.
Como comprar Dogecoin
O Dogecoin (DOGE-USD) começou a ser negociado com valores muito irrisórios, e passou anos com seus preços abaixo da casa dos US $ 0,01 (um centavo de dólar).
Foi somente em janeiro de 2021 que a moeda conseguiu ultrapassar essa marca. Até o momento em que esse conteúdo é escrito, a moeda é negociada por cerca de US $ 0.15.
Enquanto ainda é cedo para afirmar quando (e se) o Dogecoin vai atingir o valor de US $ 1 (um dólar), os baixos valores e o buzz gerado no mercado a tornam uma opção interessante para quem quer mesclar a carteira de investimentos em criptomoedas.
O Dogecoin pode ser comprada em algumas das principais exchanges estrangeiras, como Coinbase, Kraken e Bitfinex. O site oficial da criptomoeda tem um guia para iniciantes que querem começar a investir em Dogecoin e ainda não são muito familiarizados com o mercado de criptoativos.
Nas exchanges, a moeda pode ser comprada com um cartão de crédito habilitado para compras internacionais. Um fato interessante é que o Dogecoin começou a ser comercializado em ATMs (caixas eletrônicos) nos EUA pela Coinflip, uma empresa que busca tornar o acesso a criptomoedas mais popular.
Enquanto essa opção não chega por aqui, vale pesquisar bastante antes de escolher sua exchange para fazer a compra. Você pode conferir algumas dicas neste post .
Conclusão
A moeda que nasceu como um meme mostrou uma jornada interessante desde que foi lançada, e conseguiu trazer algo realmente inovador a um mercado saturado de novas criptomoedas. Enquanto as previsões para o futuro são escassas, se tomarmos como base os primeiros meses do Dogecoin em 2021, e o contínuo apoio de Elon Musk à criptomoeda, podemos esperar mais breakouts no futuro.
Gostou do material? Acompanhe o blog do Projeto ECC para saber tudo sobre o mercado de criptoativos!