Benefício das criptomoedas na sociedade

 

benefício das criptomoedas na sociedade

 

Benefício das criptomoedas na sociedade – introdução

As criptomoedas já fazem parte das notícias diárias de todo jornal, revista, informativos de redes sociais, ou qualquer outro veículo de informação. Muito ouvimos falar dos momentos de valorização, de queda, e de como esse tipo de investimento é capaz de mudar a vida das pessoas.

Porém, mesmo com toda essa enxurrada de informações, pouco ouvimos falar sobre quais são todas as transformações sociais e econômicas iniciadas pela criação e o uso das criptomoedas.

Você já deve ter notado que as notícias sobre o mercado de cripto falam apenas de movimentos do mercado como valorização e desvalorização. Ou, ainda, apenas focam em repetir a cotação das moedas mais caras ou escrever novas manchetes do tipo “Moeda X acaba de criar mais Y novos milionários”.

Tudo isso, é claro, funciona como uma maneira eficaz de atrair e criar novos investidores para o mercado de criptomoedas. O problema, entretanto, é que outros aspectos desses ativos acabam sendo negligenciados e não conhecidos pelas pessoas.

As criptomoedas vão muito além de um mero ativo de investimento, como as ações da bolsa e os títulos públicos; elas representam um importante caminho social e tecnológico, com potencial para trazer drásticas e importantes mudanças para nossa vida.

Por essa razão, decidimos falar neste post sobre os benefícios sócio-econômicos das criptomoedas. Você irá entender mais sobre as ramificações políticas e econômicas do mercado de criptomoedas e de como a sua invenção trará benefícios jamais imaginados na história da humanidade. Confira!

Benefícios políticos das criptomoedas

Você com certeza já viu as diversas notícias em que se anuncia alguma decisão econômica feita por algum agente do governo, geralmente um ministro da economia, como estratégia para evitar a desvalorização da moeda nacional.

Essas decisões são sempre tomadas a partir da flutuação nos valores das diversas taxas do mercado e em diversos outros fatores que podem influenciar no valor final e no poder de compra da moeda de um país.

Isso nos mostra que toda a estrutura de organização do valor do dinheiro adotado em um país é sempre hierarquizada, isto é, organizada de um modo vertical. Em estruturas hierarquizadas, o valor do dinheiro adotado por um país é influenciado por decisões tomadas por um agente central que está sempre no topo da hierarquia.

Em geral, esses agentes podem ser os bancos centrais, o ministrado da economia, bem como alguns órgãos reguladores do sistema econômico. Para qualquer pessoa curiosa, surge portanto, uma pergunta natural: e como, então, garantir que as melhores decisões serão tomadas para se manter a valorização da moeda?

A verdade é que simplesmente não há. Na prática, o que acontece é que estamos sempre confiando no fato de que o presidente eleito irá escolher as melhores pessoas para os cargos importantes da hierarquia econômica e que essas pessoas tomarão as melhores decisões para o interesse geral da população.

Vale ressaltar, contudo, que isso não acontece em razão de um político, de um partido, ou de qualquer agente político semelhante. Isso acontece porque a nossa estrutura econômica depende de que certos agentes tomem decisões com o intuito de controlar e limitar fenômenos que possuem diversos efeitos sobre a moeda.

O resultado é o fato de que o valor do nosso dinheiro é diretamente influenciado por decisões e negociações políticas. Sabemos que, como é bastante comum, a escolha para certos cargos é sempre influenciada por negociações políticas, o que em alguns momentos pode não ser a decisão econômica mais adequada.

E é aí onde entram as criptomoedas e a importância das moedas digitais. Um dos objetivos centrais das criptomoedas, sobretudo a partir de sua criação com o Bitcoin, era o de criar uma independência entre o valor da moeda e as decisões políticas ou governamentais. (Para saber mais sobre as vantagens e  benefícios do Bitcoin, veja este texto.

As criptomoedas possuem uma estrutura de organização descentralizada, isto é, não há qualquer organização, órgão, ou estrutura hierárquica que centralize as decisões que afetam o valor final da moeda.

(Há, hoje, algumas criptomoedas criadas por empresas ou organizações estatais em alguns países. Logo, para essas moedas, o mesmo não se aplica. Contudo, é importante falar que elas ainda são exceções no mercado de criptomoedas.)

Por exemplo, no mundo das criptomoedas não há uma pessoa responsável por tomar decisões sobre aumentar ou baixar determinadas taxas de mercado que afetam o valor de uma moeda.

Os sistemas de organização das criptomoedas são completamente autônomos e influenciados apenas pelas flutuações naturais do mercado. Não há uma única pessoa que possa tomar uma decisão política e afetar diretamente o valor do bitcoin ou de grande parte das criptomoedas.

Isso mostra, portanto, que o valor de uma criptomoeda é algo completamente independente de forças políticas e governamentais, algo completamente diferente do nosso dinheiro.

O resultado disso é uma maior liberdade e autonomia sobre o processo de geração de riqueza. As pessoas estão mais livres para perseguirem seus interesses sem que sua própria riqueza possa encontrar algum entrave nas estruturas políticas e burocráticas.

A maior motivação por parte dos investidores e entusiastas do mercado de criptomoedas é a possibilidade de desenvolver um sistema econômico independente, autônomo e auto-organizacional, com espaço para múltiplos valores, moedas e objetivos.

De um modo geral, podemos destacar os seguintes benefícios políticos principais proporcionados pela criação e  consolidação do mercado de criptomoedas:

  • Criação de uma estrutura organizacional independente da estrutura política;
  • Estrutura organizacional horizontal e descentralizada ao invés de vertical e centralizada;
  • Proteção da moeda contra burocracia e interesses políticos;
  • Autonomia de organização do sistema econômico,
  • Dentre outros.

Quer saber mais sobre a história das criptomoedas e de seus benefícios? Veja este texto.

Tudo isso também traz inúmeras consequências para a própria estrutura econômica, com benefícios que possuem diversas ramificações até mesmo sociais. Falaremos mais sobre esses benefícios na próxima seção.

Descubra ECC

Benefícios econômicos das criptomoedas

Para entender um pouco mais sobre os benefícios econômicos do mercado de criptomoedas, antes é necessário entender um pouco mais sobre o papel dos banco centrais no controle da moeda de um país.

Toda emissão de dinheiro, de controle das taxas de crédito, das taxas das transações financeiras, e de várias outras operações econômicas comuns do nosso dia a dia são diretamente controladas pelo Banco Central.

Além disso, o Banco Central é responsável ainda por definir diretrizes e regras que devem ser adotadas e seguidas por todos os outros bancos do país.

Como já dissemos, o objetivo desse controle é o de proteger o valor da moeda e com isso evitar maiores problemas e desastres econômicos. O problema, contudo, é que toda essa hierarquia depende de inúmeras burocracias e do interesse dos agentes que estão no topo da hierarquia.

Assim, a invenção do Bitcoin, e dos sistemas de blockchain de maneira geral, buscaram  proporcionar uma maior autonomia à moeda com o intuito de proteger os seus usuários das burocracias e complexidades inerentes ao dinheiro comum. (Não sabe o que é blockchain? Aprenda neste link.)

Com as criptomoedas, as decisões sobre o seu dinheiro são inteiramente suas. O valor dessas moedas pode até variar, mas não em razão de decisões políticas. 

Há ainda outros benefícios importantes para a própria estrutura econômica. Alguns dos principais são:

  • Maior concorrência devido ao maior número de ativos. O mercado de cripto moedas fomenta a concorrência entre diversos ativos a partir da criação de moedas com diferentes tecnologias e propostas de mercado. Isso proporciona uma maior liberdade aos usuários e investidores, uma vez que se torna possível escolher, investir e utilizar as moedas que mais se encaixam nas necessidades buscadas por cada um. Como sempre ouvimos falar: com mais concorrência, ganhamos mais competição por melhoria e qualidade, além de uma maior liberdade de acesso e de escolha;
  • Digitalização e universalização do dinheiro. Outro benefício importante das criptomoedas é a modernização do uso do dinheiro através de moedas com aceitação universal;
  • Segurança e proteção. Há também o maior grau de segurança e proteção proporcionado pelos sistemas de cripto, como o blockchain. Esses sistemas se tornaram populares em razão de sua autonomia de organização e maior segurança dos dados de transações e outras informações financeiras importantes; 
  • Taxas mais baratas. A desburocratização tem ainda o efeito importante de diminuir o número de intermediários entre transações financeiras. Como consequência, as taxas envolvendo transações de criptomoedas são mais baratas se comparadas aos investimentos em ativos usuais em bolsa. Taxas bancárias, principalmente, se tornam inexistentes;
  • Organização autônoma da estrutura monetária. Dentre todos os benefícios econômicos proporcionados pelas criptomoedas, não há dúvidas de que o mais importante é a criação de uma organização autônoma à estrutura monetária. Isso significa que não há político ou qualquer agente que controle o destino do dinheiro. Além disso, a população ganha a liberdade de criar, investir e utilizar diversas moedas. Como consequência, o sistema financeiro se torna uma organização autárquica na qual os indivíduos estão livres para se auto-organizar e atuar conforme seus próprios valores. (Quer conhecer outros benefícios das criptomoedas? Veja neste conteúdo.)

Todas essas características possuem diversas consequências para a própria estrutura da nossa sociedade. Com isso, podemos dizer que há diversos benefícios sociais proporcionados pela invenção das criptomoedas.

Benefícios sociais das criptomoedas

O primeiro ganho social decorrente do uso das criptomoedas é um aumento da liberdade social. Há um ganho de liberdade não apenas do lado econômico, conforme já falamos anteriormente.

Mas há, sobretudo, também um ganho de liberdade geral proporcionada ao indivíduo. O cidadão ganha o direito de escolher a moeda que prefere e que melhor se adequa aos seus próprios valores, além de ter total autonomia sobre o seu dinheiro.

Além disso, as criptomoedas propiciam um maior grau de segurança aos dados financeiros dos seus usuários. E essa segurança não vem da proteção de um sistema governamental, mas de um sistema de proteção autônomo e capaz de fornecer proteção aos seus usuários.

Isso pode proteger o dinheiro do cidadão até mesmo do poder público e de ações de confisco por parte do Estado. Assim, as criptomoedas geram uma maior segurança na produção de riqueza, pois os indivíduos sentem que seu capital está protegido contra ações arbitrárias de terceiros.

O fato de as criptomoedas sérias serem moedas digitais de alta segurança e fácil transação também facilitam a sua democratização e uso pelas diversas camadas da população. É possível gerenciar, comprar e vender criptomoedas apenas pelo celular.

Sistemas descentralizados incentivam a participação ativa dos agentes. Pense, por exemplo, em uma moeda como a Cardano (ADA). Um dos principais objetivos dessa moeda é incentivar a participação democrática em todas as decisões envolvendo o seu sistema. (Para saber mais sobre o projeto Cardano, aqui há um guia.)

Ou seja, as decisões sobre o sistema Cardano não são tomadas de maneira unilateral, apenas por uma equipe de experts e sem qualquer influência dos seus apoiadores. Esse tipo de organização e participação será ainda maior no mercado de cripto.

De maneira geral, uma criptomoeda não representa apenas um ativo financeiro. Cada moeda representa uma visão de mundo e um conjunto de valores que são consolidados na proposta dos seus criadores.

Portanto, de maneira diferente das moedas estatais, que são impostas sobre a população e geridas por decisões das quais a população também não tem qualquer participação, as criptomoedas trazem propostas que podem ser adotadas ou não. Ou seja, as pessoas possuem total liberdade de escolha. (Quer saber mais sobre o papel das criptomoedas? Veja este texto.)

Benefício das criptomoedas – conclusão

Muito se fala dos altos valores das criptomoedas, sobretudo de moedas como Bitcoin e Ethereum, assim como também se fala em como as criptomoedas criam milionários da noite para o dia e tem feito muitos investidores ganharem bastante dinheiro.

Porém, pouco ouvimos falar sobre como as criptomoedas podem mudar a vida das pessoas e trazer diversas transformações sociais importantes. O mercado de cripto proporciona diversos benefícios políticos, econômicos e sociais.

Para que você possa recapitular tudo isso, destacamos os pontos principais do texto:

  • As criptomoedas possuem uma estrutura organizacional descentralizada, em contrapartida às moedas usuais adotadas por um país, que possuem uma estrutura organizacional hierárquica;
  • Isso significa que as decisões políticas e de governo não afetam, a longo prazo, o valor final de uma criptomoeda;
  • O valor de uma criptomoeda pode até oscilar em função de fenômenos econômicos naturais, mas não em função de uma decisão tomada por alguma pessoa ou instituição que possua controle sobre certas taxas e índices do mercado;
  • A ausência de controle gerada pela descentralização propicia diversos benefícios políticos a partir da desvinculação entre os aparatos de governo e a economia;
  • Isso possibilita a criação de um sistema econômico autônomo e auto-organizacional;
  • Dentre os maiores benefícios políticos, há a criação de moedas protegidas dos interesses políticos e burocráticos, característica que assegura a geração de riqueza, sobretudo entre os mais pobres;
  • Já entre os benefícios econômicos, há diversos pontos importantes, como a criação de uma maior concorrência devido ao maior número de ativos financeiros, a universalização das moedas através de meios digitais, e até mesmo a eliminação de taxas bancárias sobre as transações financeiras;
  • Entre os benefícios sociais das criptomoedas, há diversos pontos importantes, como a proteção da sua riqueza contra arbitrariedades políticas e a criação de um sistema descentralizado, que fomenta a participação ativa dos cidadãos nas decisões econômicas.

Se você jamais ouviu falar em todas as consequências e benefícios sociais proporcionados pela invenção das criptomoedas, este post é o lugar adequado para que entenda mais sobre essa evolução desencadeada por esse movimento de desenvolvimento das moedas digitais.

Caso tenha se interessado e queira saber o que fazer para começar a investir no mercado de criptomoedas, não deixe de acompanhar o conteúdo em nosso blog!

ECC Cryptocurrency