Criptomoedas e Mercado Futuro: O que você precisa saber?

 

criptomoedas e mercado futuro

 

Criptomoedas e Mercado Futuro – introdução

Investir é uma atitude que consiste em pensar em um cenário futuro e próximo. Afinal, o que temos hoje, fruto do nosso trabalho, pode ser, se bem investido, multiplicado e garantir maior tranquilidade posteriormente.

Assim, muitas pessoas têm estudado cada vez mais os cenários de aplicações para não caírem na armadilha do momento e apostar todo o seu dinheiro em um lugar incerto.

Por isso, explicaremos melhor sobre o que as Criptomoedas e Mercado Futuro podem ajudar você, que verá:

  • O que são criptomoedas?
  • O que é Mercado Futuro?
  • Criptomoedas e Mercado Futuro: como eles se relacionam?

Ficou interessado? Venha com a gente e uma boa leitura!

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são literalmente moedas digitais, isto é, que só existem virtualmente, sem qualquer fisicalidade, como o Real ou o Dólar, por exemplo. Caso queira entender com mais detalhes o que são criptomoedas, acesse este link.

No entanto, diferentemente delas, as criptomoedas não são geridas ou controladas por meio de governos nacionais. Essa característica define dois pontos importantes.

O primeiro é a liberdade, levando em consideração que é possível realizar transferências para pessoas ao redor do mundo sem a necessidade de intermediários.

Já em segundo plano, está o aspecto da segurança, ancorado no conceito de criptografia, que é o grande pilar das criptomoedas.

Como está livre de qualquer controle governamental, as criptomoedas precisam assegurar a quem realiza as transações comerciais, segurança no compartilhamento de informações.

E, isso está garantido por intermédio da tecnologia Blockchain, que registra e verifica as transações, deixando-as mais seguras para os usuários.

Descubra ECC

O que é Mercado Futuro?

Segundo o Portal do Investidor, é um mercado no qual seus participantes vendem um ativo a um preço estipulado, com liquidação em uma data futura, por isso o nome.

Sendo assim, há um contrato, negociado na Bolsa de Valores, cujos ativos são negociados a um preço fixado.

Mas qual é a grande lógica de se negociar no mercado futuro?

Quando se trata deste tipo de mercado, há duas finalidades principais através das quais investidores ou os compradores são os grandes beneficiados da ação.

A primeira é o Hedge, cuja finalidade é a de proteção do ativo. Neste caso, o vendedor do ativo quer evitar uma possível queda dos preços, garantindo um preço fixado de X reais. Assim, ele consegue obter lucro sem correr o risco das variações do mercado.

Simultaneamente, há a finalidade de especulação, isto é, sem o objetivo de proteger um bem, o participante visa somente o lucro da operação.

Isso porque, neste tipo de mercado, apesar do contrato ser negociado a uma data futura, há uma elevada liquidez, o que permite variações no preço de ajuste diário, de acordo com a oferta e demanda das negociações do mesmo contrato no mercado de futuros.

Agora entenderemos melhor a relação das criptomoedas e mercado futuro, acompanhe.

Criptomoedas e Mercado Futuro: como eles se relacionam?

As criptomoedas e o Mercado Futuro se relacionam na medida em que as moedas digitais podem ser objetos de negociação em um contrato futuro.

Segundo André Portilho, em matéria do Crypto Insights, as criptomoedas (a partir do Bitcoin) foram inseridas no mercado de futuros em 2017 na CME, maior referência quando se trata de bolsas reguladas de futuro no mundo.

De lá para cá, a movimentação de moedas digitais é tão intensa neste mercado, que obteve alta liquidez, sendo assim, mais negociada em mercados futuros do que os à vista, chegando a 100 bilhões de dólares por dia de movimentação.

No entanto, não há somente a simples associação, há também uma mudança em relação às características de negociação dos contratos, já que o mercado de criptomoedas não para nunca, em comparação com o tradicional, tornando-os mais eficientes e com um mecanismo de liquidação mais avançado.

Criptomoedas e Mercado Futuro – conclusão

Com o passar dos anos e com um volume de pessoas cada vez maior no mercado, a relação de criptomoedas e mercado futuro tem sido cada vez mais forte.

Sendo assim, é fundamental você acompanhar essa evolução, e ir estudando caminhos de investimento diferentes, avaliando sempre com muita cautela as propostas que surgem ao longo do tempo.

Essa postura trará uma noção mais consistente dos bons investimentos, e fugir dos “investimentos” ruins e perigosos, o que a longo prazo tende a ser lucrativo para seu dinheiro crescer.

Acesse o blog do projeto ECC e acompanhe mais detalhes sobre o universo das criptomoedas!

ECC Cryptocurrency