Wallet para criptomoedas: como escolher a melhor?

 

wallet para criptomoedas

 

Wallet para criptomoedas: introdução

Já explicamos aqui como funciona o mercado de criptomoedas e demos dicas de como escolher a melhor exchange para fazer a compra das suas moedas. Agora é hora de falar um pouco sobre as wallets, as carteiras utilizadas para guardar seu dinheiro virtual.
Quando você compra criptomoedas de uma exchange, você tem a opção de manter suas moedas na sua conta dentro da plataforma ou retirá-las para uma carteira própria. No artigo de hoje, explicaremos o porquê e como você pode escolher a wallet que melhor funciona para o seu caso! Acompanhe!

Por que guardar as criptomoedas em uma wallet?

Muita gente se pergunta: por que não deixar as criptomoedas compradas na própria plataforma onde a compra foi feita? E a resposta é que não é seguro. Vamos explicar melhor.

Existem dois motivos pelos quais deixar suas moedas virtuais em uma exchange pode colocar seu dinheiro em risco.

Primeiro, como com qualquer empresa online, as exchanges estão sujeitas ao ataque de hackers. Mas, para piorar, as plataformas de moedas virtuais são ainda mais visadas, uma vez que lidam com um número alto de transações diariamente.

Ou seja, um hacker tem muito mais a ganhar atacando uma exchange do que atacando sua carteira privada.

Mesmo que você pesquise bem sobre a plataforma antes de escolher uma para deixar seu dinheiro, elas não podem garantir 100% de segurança e seu investimento ainda estaria em risco.

Em segundo lugar, como o nome já diz, o dinheiro é “virtual”, ou seja, você nem ninguém tem acesso a suas moedas fisicamente. Na realidade, as criptomoedas nunca saem da blockchain na qual foram criadas.

Quando você adquire uma wallet, portanto, você está adquirindo uma chave, que funciona como uma “localização” das suas moedas na blockchain.

Sem uma wallet, quem detém a chave para a localização das suas moedas é o dono da exchange, o que também pode sujeitar seu investimento a diversos riscos.

Descubra ECC

Como funciona uma wallet para criptomoedas?

Como falamos, sua wallet não guarda, efetivamente, suas moedas, mas sim a chave para elas. Quando você optar por uma carteira, você receberá duas chaves: uma pública e outra privada.

A chave pública é um identificador alfanumérico utilizado para que outras pessoas possam transferir moedas para você. É esse identificador que indica a localização das moedas na blockchain, ou seja, você pode informar sua chave pública para quem quiser sem colocar seu saldo em risco.

Já a chave privada é utilizada para que você e somente você possa realizar transações com suas criptomoedas. Ela deve ser bem guardada, assim como suas seed-phrases.

As seed-phrases são frases criadas junto com a chave privada para que você possa lembrar dessa última caso a esqueça. É importante ressaltar que se você esquecer ou perder sua chave privada e suas seed-phrases, não conseguirá mais acessar as criptomoedas na sua wallet.

Escolhendo uma wallet para criptomoedas: o que considerar?

Em primeiro lugar, existem dois tipos de wallets para guardar suas criptomoedas: as cold ou hardware wallets, e as hot ou software wallets.

  • Cold ou hardware wallet: é uma carteira que não tem conexão com a internet. Como o nome já diz, utiliza um meio físico (um hardware) para guardar suas chaves. Esse hardware é similar a um pendrive, que você deve comprar;
  • Hot ou software wallet: é uma carteira com conexão à internet. É um programa que você acessa do seu dispositivo para controlar suas moedas.

Existem alguns pontos básicos que você deve considerar ao escolher uma das opções. O primeiro deles é a segurança.

Uma carteira sem conexão com a internet (cold wallet) é escolhida por oferecer um meio mais seguro de guardar suas moedas. Isso porque qualquer coisa que esteja conectada à rede está sujeita a ataques — ao optar por um hardware físico, portanto, você reduz os riscos ao seu dinheiro.

O segundo ponto são os custos. Uma cold wallet pode ser mais segura, mas isso vem com um preço. O custo do dispositivo pode variar de R$ 600 a R$ 1500 — ou seja, essa opção só é válida para quem tem investimentos muito altos em criptomoedas.

O terceiro ponto é a comodidade. As hot wallets são mais fáceis de configurar e acessar, o que as torna ideal para quem vai movimentar criptomoedas com frequência. Isso porque ela te oferece a oportunidade de realizar transações de onde estiver, mesmo que não esteja com seu dispositivo em mãos.

Seja qual for sua escolhida, vale pesquisar muito. Existem diferentes empresas que oferecem wallets no mercado. Lembre-se de pesquisar quais moedas elas aceitam, qual o nível de segurança (se tratando de uma hot wallet) e se possuem funcionalidades extras que podem facilitar sua vida.

Continue acompanhando o Blog do Projeto ECC e fique sempre atento às novidades!

ECC Cryptocurrency