Como o Ethereum funciona: guia para iniciantes

 

como o ethereum funciona

 

Como o Ethereum funciona – introdução

Se você acompanha o mercado de criptomoedas, então certamente já ouviu falar em Ethereum (ETH). Ela se tornou uma moeda importante dentro do mercado e está sempre dentre as mais valorizadas nas cotações atuais.

Atualmente, uma unidade de Ethereum (ETH) está avaliada em cerca de R$ 9.900 reais. Esse alto valor está entre os principais fatores para que a moeda esteja entre as mais procuradas por novos investidores.

Porém, não é somente o valor que torna a Ethereum (ETH) um ativo tão atrativo para os investidores em criptomoedas. A moeda possui características interessantes que prometem contribuições importantes para o mercado de criptomoedas.

Se você quer saber mais sobre como o Ethereum funciona, neste post falaremos sobre as características principais desta moeda. Você aprenderá sobre a importância da tecnologia do Ethereum para o mercado de criptomoedas, conhecerá suas principais vantagens, aprenderá o que fazer para comprá-la, bem como que tipo de investidor deve comprar Ethereum.

O que é Ethereum?

O Ethereum surgiu no mercado de criptomoedas com o intuito de trazer diversos avanços em relação à blockchain do Bitcoin. Sua plataforma foi criada pelo programador russo Vitalik Buterin, quando ele tinha apenas 19 anos.

Se você ainda está aprendendo sobre o mercado de criptomoedas, o blockchain é um sistema que funciona como uma base de dados para registrar e armazenar todo o conjunto de informações necessário para a produção, armazenamento e transação de criptomoedas.

A grande inovação dos sistemas blockchain está no fato de que eles não precisam de qualquer controle ou regulamentação externa para que possa funcionar e garantir o seu grau de segurança. Os sistemas blockchain se tornaram conhecidos por trazer a famosa descentralização para o mercado de criptomoedas. Isso significa que eles não precisam de um controle do governo ou de qualquer outro agente para o seu funcionamento. Caso você queira entender mais sobre o blockchain e sua importância para o mercado de criptomoedas? Veja aqui

Assim, a tecnologia blockchain é essencial para o mercado de criptomoedas, pois é através de tal base tecnológica que é possível produzir as características que são tão importantes para o segmento, como a descentralização, o controle da emissão de moedas, dentre outros.

A primeira geração de blockchain surgiu com o Bitcoin e trouxe as várias novidades que revolucionaram o mercado e colocaram as criptomoedas entre os ativos mais interessantes do mercado financeiro atual. Neste post você conseguirá  entender mais sobre a transformação proporcionada pelas criptomoedas

Porém, logo os desenvolvedores perceberam que outras novidades poderiam ser implementados ao sistema original do Bitcoin. Assim, começaram a surgir as altcoins e as novas gerações da tecnologia blockchain.

O sistema Ethereum, cuja moeda associada se chama Ether, foi criado com a promessa de trazer diversas inovações tecnológicas para o setor de criptomoedas. Dentre as principais, estava a ideia de conseguir superar os limites financeiros impostos ao Bitcoin, bem como mostrar outras aplicações tecnológicas para o sistema Ethereum.

Para que você possa entender mais sobre as tais novidades trazidas pela Ethereum, antes vamos falar mais sobre a sua tecnologia:

Tecnologia do Ethereum

A proposta tecnológica do Ethereum busca produzir inovações não apenas para o mercado de criptomoedas, mas para o próprio modelo atual de estrutura e funcionamento de diversos recursos utilizados na internet.

Podemos dizer que os objetivos centrais da plataforma Ethereum são os seguintes:

1) promover a descentralização dos dados dos usuários de modo a diminuir a dependência entre servidor e usuário;

2) evitar qualquer forma de monopólio de dados;

3) promover meios pelos quais os dados sejam propriedade apenas dos seus criadores.

Tomadas em conjunto, tais propostas possuem o potencial de produzir um maior grau de segurança não apenas para transações financeiras feitas através da internet, mas sobretudo para qualquer modo de armazenamento e utilização dos dados dos usuários.

Talvez você já tenha visto em algum jornal o intenso debate sobre formas adequadas de regulamentar a manipulação dos dados dos usuários na internet, é exatamente dentro desse cenário que o Ethereum possui um grande potencial de inovação.

Há três ferramentas tecnológicas importantes para a plataforma Ethereum, são elas:

  1. Smart contracts: Um smart contract é um código utilizado para facilitar a transação de qualquer coisa de valor na internet. Quando utilizados em uma blockchain, os smart contracts atuam de maneira automática sempre que certas condições são realizadas. A função dos smart contracts é a de proteger as transações contra tentativas de fraude, censura ou roubo.

    Diferentemente dos smart contracts de outras criptomoedas, os smart contracts do Ethereum podem ser utilizados para diversas outras aplicações, o que amplia consideravelmente o raio de uso da tecnologia Ethereum;

  2. Ethereum Virtual Machines (EVM): As virtual machines da Ethereum são uma importante inovação tecnológica que permite a fácil criação de recursos e aplicativos dentro do sistema blockchain.

    Recursos deste tipo já eram buscados por desenvolvedores que sentiam as limitações da blockchain do Bitcoin, a qual requeria muito tempo para funções desta natureza. As virtual machines do Ethereum são muito mais versáteis para outras aplicações e por isso são de fácil uso para os seus desenvolvedores.

  3. Validação do Blockchain: o processo de validação da blockchain da Ethereum também possuem características que dão um maior liberdade de uso, mineração e produção da Ethereum. (Não sabe o que é a mineração de criptomoedas? Entenda mais aqui).

Tomadas em conjunto, as ferramentas tecnológicas acima tornam a plataforma do Ethereum muito promissora para o mercado de criptomoedas. Elas garantem vantagens importantes para esta criptomoedas e das quais falaremos a seguir:

Principais vantagens do Ethereum

Uma das vantagens principais da plataforma e de como funciona o Ethereum está na possibilidade de criação dos chamados Dapps (decentralized applications). Os dapps são recursos produzidos para outras funcionalidades tecnológicas muito além da transação de criptomoedas. Há dapps com aplicações em medicina, em robótica, e várias outras áreas.

Como dissemos anteriormente, a plataforma Ethereum se destaca por ser fértil para a criação e desenvolvimento de novos e diversos tipos de dapps. Tal característica coloca a tecnologia da Ethereum entre as mais promissoras para aplicações em outras áreas além da economia e de transações financeiras.

Outras vantagens importantes da descentralização da plataforma Ethereum são as seguintes:

  • imutabilidade, isto é, nenhum outro agente pode ter acesso aos dados e alterá-los;
  • proteção contra violação (tamper proof): impede qualquer forma de censura e violação. Os apps baseados em Ethereum são criados a partir de demandas da própria comunidade de usuários e não podem ser violados após criados;
  • alto grau de segurança contra qualquer tipo de atividade de ataque e fraude;
  • funcionamento constante dos aplicativos;
  • possibilidade de desenvolvimento em colaboração;
  • suporte para um maior número de transações financeiras.

Essas características colocam o Ethereum em uma posição interessante quando comparado às outras criptomoedas. Faremos uma breve comparação a seguir:

Descubra ECC

Ethereum e outras criptomoedas

A principal contribuição proposta pelo projeto Ethereum foi a percepção de que a tecnologia blockchain poderia ser utilizada em outras áreas e servir de base para o desenvolvimento de ferramentas como aplicativos e outros recursos utilizados amplamente na internet.

Apesar de não ter surgido com o objetivo de ser antagônico ao Bitcoin, mas somente de melhorar parte da sua tecnologia inicial, o Ethereum acabou se tornando uma importante alternativa ao Bitcoin nos dias atuais.

Isso ocorre não apenas em função das inovações tecnológicas trazidas pelo Ethereum, mas sobretudo pelo fato de que o Ethereum está entre as moedas mais aceitas para compras em lojas e outros usos domésticos. Além disso, o Ethereum está entre as cinco moedas mais valorizadas do mercado atual de criptomeodas.

Outra diferença importante do Ethereum em relação ao Bitcoin está no fato de que o projeto Ethereum não possui o objetivo de se posicionar como uma alternativa ao sistema financeiro atual, mas apenas de trazer inovações tecnológicas para o setor.

É importante ressaltar que as inovações propostas pelo Ethereum estão em constante desenvolvimento. Atualmente, estima-se que há cerca de 3,000 dapps desenvolvidos inteiramente na blockchain do Ethereum.

Para muitos investidores e entusiastas do mercado de criptomoedas este fato é um forte indicativo de que a plataforma Ethereum proporciona uma ótima base de unificação das tecnologias baseadas em blockchain.

Com isso, o projeto Ethereum dá um passo significativo em direção ao seu objetivo inicial de fornecer uma plataforma com maior liberdade de criação e participação de outros usuários e desenvolvedores.

Neste ponto, você já deve estar interessado em investir em Ethereum (ETH) e se perguntando: como fazer meus primeiros investimentos em Ethereum?

Como comprar Ethereum

Comprar e começar a investir em criptomoedas é um processo fácil e bastante semelhante ao de comprar qualquer outro ativo de investimento. Do mesmo modo, investir em Ethereum é semelhante ao processo de investir em qualquer outro criptoativo. Basta seguir os passos seguintes:

  1. Procure por uma exchange que intermedie a compra e venda de Ethereum (ETH) (Ainda não sabe o que é uma exchange? Exchanges são instituições responsáveis por mediar a compra e venda de criptomoedas. Saiba mais aqui;
  2. Faça o cadastro e criação da sua conta;
  3. Em seguida, execute a ordem de compra da moeda e aguarde a finalização. Após isso, transfira a moeda para sua wallet pessoal. (Para saber mais sobre a função das wallets para criptomoedas, acesse este post.)

Se você não tem qualquer experiência com investimento em criptomoedas e gostaria de entender mais sobre o que fazer para investir neste mercado, recomendamos esta publicação.

Que tipo de investidor deve comprar Ethereum?

Assim como ocorre nos investimentos em bolsa, em que o valor das ações são determinadas pelo posicionamento e valor da empresa dentro daquele mercado, o investimento em criptomoedas também deve ser orientado por intenções semelhantes.

Se você procura investir em ativos que prometem trazer inovações tecnológicas para o mercado de criptomoedas, então o investimento em Ethereum pode ser a escolha mais adequada para o seu caso.

O Ethereum tem conseguido se destacar como uma moeda com valor estável dentro do mercado e escolhida por investidores de perfis distintos, desde os mais conservadores aos mais agressivos. (Se você tem interesse em aprender mais sobre as diferentes formas de se investir em criptomoedas, veja aqui).

Como o Ethereum funciona – conclusão

Agora você já deve ter entendido melhor como o Ethereum funciona e porque  ele está sempre entre as moedas mais procuradas do mercado de criptomoedas. A blockchain da Ethereum tem proporcionado contribuições importantes para o mercado de criptomoedas, o que torna sua tecnologia bastante promissora para muitos investidores.

Para ajudá-lo a lembrar de todos os pontos importantes do que foi dito no texto, eis todos os destaques::

  1. A plataforma Ethereum surgiu para resolver algumas limitações da blockchain criada para o Bitcoin;
  2. A blockchain da Ethereum foi desenvolvida para explorar o potencial de aplicação da tecnologia não apenas no mercado de criptomoedas, mas sobretudo em outros áreas que dependem do uso de tecnologia;
  3. A tecnologia do Ethereum possui o objetivo de alcançar três fatores principais: a) promover a descentralização dos dados dos usuários, b) evitar o monopólio de dados, e c) permitir que os dados sejam propriedade apenas dos seus criadores;
  4. Suas principais ferramentas tecnológicas são os smart contracts e as virtual machines;
  5. Há diversas vantagens interessantes da plataforma Ethereum, desde a proteção contra a violação à um maior grau de segurança nas transações financeiras;
  6. Uma das características mais atrativas do Ethereum é o fato de que sua blockchain permite o desenvolvimento de outras ferramentas descentralizadas, projetos chamados de dapps;
  7. Ethereum está entre as moedas mais aceitas em transações financeiras usuais e do dia a dia;
  8. É uma moeda adequada para investidores que buscam ativos com potencial de inovação tecnológica e versáteis o suficiente para serem utilizados em diferentes estratégias de investimento.

Se você se interessou pelo mercado de criptomoedas e pretende fazer os seus primeiros investimentos, lembre-se de estudar e entender bem o ativo antes de fazer suas primeiras compras.

Comece com quantias pequenas e, aos poucos, vá aumentando o seu montante de capital disponível naquele ativo.

Gostou de aprender mais sobre o Ethereum? Continue acompanhando nosso blog com dicas fáceis para todo investidor iniciante

ECC Cryptocurrency