Estratégia de investimento em criptomoeda: como montar a sua?

 

estratégia de investimento de criptomoedas

 

Estratégia de investimento em criptomoeda – introdução

O investimento em criptomoedas, assim como qualquer outro, exige estratégia. Afinal, se o seu objetivo é lucrar, é preciso ter muito claro para si qual a melhor forma de monitorar o desempenho desse tipo de ativo, além de ser necessária a estruturação de um processo de decisão assertivo. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com diversas dicas e informações sobre o que avaliar na hora de montar sua estratégia. Falaremos sobre possíveis critérios que podem ser adotados e traremos alguns exemplos de abordagens que podem ser empregadas no mercado. Continue a leitura e saiba mais.

Critérios para montar sua estratégia

Vejamos, então, alguns critérios que merecem ser avaliados ao montar sua estratégia de investimento em criptomoedas.

Identifique quais são seus objetivos

Ao escolher um ativo e, posteriormente, uma estratégia para alocar seu capital, é muito importante ter clareza a respeito de seus objetivos. Nesse sentido, a principal pergunta a ser respondida é: suas metas são de curto, médio ou longo prazo?

Uma consideração importante a ser feita a esse respeito tem a ver com a volatilidade dos preços das criptomoedas. Se tomarmos como exemplo o Bitcoin ao longo dos últimos anos, veremos uma verdadeira montanha-russa na curva de preços. Isto é, depois de desvalorizações substanciais acompanhamos valorizações recordes. 

A boa notícia é que, a longo prazo, a tendência dos preços de bons ativos sempre foi de alta. Somente na última década a valorização do Bitcoin foi de mais de 6.000%. Nenhum ativo do mercado de ações “tradicional” nunca chegou perto disso.

Mas, porque abordamos esse assunto ao falarmos sobre como identificar seus objetivos para investir em criptomoedas?

Por um motivo muito simples: criptomoedas, como o Bitcoin, apresentam alta volatilidade, embora a longo prazo exista uma tendência de valorização nos bons projetos. Logo, se o seu objetivo é obter ganhos a curto prazo, é preciso ter bastante cuidado. Em meio a tantas variações nos preços, as chances de sofrer perdas significativas são elevadas.  

Já para quem pauta sua estratégia pensando em objetivos de médio e longo prazo, o cenário é bem mais animador. Afinal, a expectativa é de valorização.

Avalie a comunidade por trás da criptomoeda

A comunidade por trás de uma criptomoeda diz muito sobre seu potencial de valorização. Afinal, é o grupo de desenvolvedores e demais colaboradores do projeto os responsáveis diretos por ofertar um ativo que tenha real valor para a economia. E, tão importante quanto isso, é o trabalho feito por esse grupo para promover. Isso porque, sem divulgação,são poucas as chances da iniciativa prosperar.

Tendo isso em vista, é muito importante conhecer a comunidade da criptomoeda, seus membros, o cronograma de trabalho para os próximos períodos e os progressos já obtidos pelas principais lideranças do projeto. Com esse tipo de informação você pode, inclusive, identificar qual será a próxima grande criptomoeda a chegar ao mercado e lucrar consideravelmente com isso.

Descubra ECC

Entenda a importância da diversificação

Quem tem alguma familiaridade com o universo dos investimentos já deve ter ouvido falar sobre a importância da diversificação. Nesse caso, vale aquela velha máxima do “não coloque todos os ovos no mesmo cesto.”

Para o investimento em criptomoedas essa lógica também é válida, pois o investidor, visando estabelecer um bom gerenciamento de riscos, pode optar por alocar seu capital em diversas moedas.

Conheça 3 tipos de estratégia para investimento em criptomoedas

Agora que você já sabe quais são os principais critérios para estruturar sua estratégia de investimento em criptomoedas, vejamos algumas abordagens amplamente empregadas no mercado.

Hold

O termo hold, em inglês, significa segurar, sendo essa uma estratégia na qual o investidor adquire o ativo e o mantém por vários anos. Quem opta por essa abordagem, por certo, está apostando na valorização de longo prazo do ativo.

A grande vantagem de operar pela perspectiva do hold é simplesmente não se preocupar com as oscilações de curto prazo e em monitorar, a todo o tempo, o comportamento do ativo. Tal qual acontece na análise fundamentalista, o investidor baseia sua análise no potencial da empresa. No caso das criptomoedas, isso acontece em função da proposta de valor do projeto.

Arbitragem

A arbitragem  de criptomoedas é outro tipo de abordagem também bastante empregada. Basicamente, trata-se da ação de comprar e vender ativos por preços diferentes entre plataformas ou corretora visando lucrar sobre essa diferença. Na prática, é como se você comprasse determinado volume de moedas na corretora “X” pelo valor “Y” e o vendesse com um acréscimo percentual de “Z%”.

No entanto, conforme já destacamos ao longo deste conteúdo, as oscilações de curto prazo nos preços das criptomoedas torna qualquer estratégia com objetivos de curto prazo muito arriscada. Imagine, por exemplo, que você identifique a diferença de preços entre duas corretoras e realize a arbitragem para lucrar sobre a operação em uma mesma manhã. 

Nesse caso, ainda que se trate de um curto intervalo de tempo, nada garante que os preços se manterão. Pode ocorrer uma situação na qual você adquira os ativos pelo valor esperado, mas a valorização para a venda não se confirme, o que pode representar um prejuízo significativo.

Swing Trade

Como muitos já conhecem, o swing trade é uma estratégia de compra e venda de ativos na qual você monitora os seus preços por meses ou semanas para lucrar com a operação. Geralmente, o investidor estabelece tetos de valorização e desvalorização para gerenciar os riscos. 

Suponhamos, por exemplo, que você adquira uma unidade de uma criptomoeda e o teto para valorização seja de 20% e de desvalorização seja de 10%. Dessa forma, assim que o ativo atingir algumas dessas zonas de preço, a ordem de venda é executada. 

É como se antes mesmo de adquirir o ativo você estabelecesse quanto espera ganhar e o máximo que se está disposto a perder. Muitos especialistas indicam, inclusive, ser imprescindível trabalhar com esse nível de previsibilidade, pois isso mantém o investidor focado em seus objetivos.

Estratégia de investimento em criptomoeda – conclusão

Construir uma estratégia de investimento em criptomoeda exige dedicação, esforço e muito estudo. Sendo assim, é fundamental que você construa uma rotina de estudos para entender os fundamentos da criptomoeda, as circunstâncias do mercado para tomar qualquer decisão.

Lembre-se que você é o principal responsável pelo seu futuro financeiro e, por isso, este assunto deve ser levado a sério!

Acesse o Blog do Projeto ECC e continue acompanhando as novidades do universo das criptomoedas!

ECC Cryptocurrency