Table of Contents
ToggleInvestimento em bitcoin
O bitcoin tem se destacado como uma das formas de investimento mais atraentes dos últimos tempos.
No momento de escrita deste texto, uma unidade de bitcoin está avaliada em mais de R$ 327.000,00, uma cifra simplesmente inimaginável para qualquer outro ativo ou forma de investimento usual.
É exatamente por essa razão que o ativo tem conquistado tanta atenção, sobretudo de pessoas sem qualquer experiência com investimentos.
O problema, contudo, é que pouca gente entende o que, de fato, é o bitcoin e como funciona esse tipo de investimento.
Para entendê-lo um pouco mais, o primeiro ponto a notar é que o bitcoin não é uma modalidade de investimento em si. Ele é apenas a opção mais popular em meio às chamadas criptomoedas.
De maneira simples, uma criptomoeda é um outro tipo de moeda, mas digital. Da mesma forma que existem moedas “físicas” como o dólar, o real e o yen, há também as moedas digitais (ou criptomoedas).
Porém, há diferenças cruciais entre esses dois tipos de moeda.
Por exemplo, diferentemente das moedas físicas, que possuem um controle centralizado da distribuição a partir das instituições financeiras, as criptomoedas são descentralizadas e controladas somente pelos próprios usuários em sistemas de acesso público.
Por essa razão, muitas pessoas acreditam que as criptomoedas não são seguras, o que não é verdade. Na realidade, as transações entre criptomoedas são todas protegidas por um tipo de criptografia que torna quase impossível qualquer tentativa de roubo ou de falsificação.
Para ajudá-lo a entender mais sobre tudo isso, neste texto selecionamos alguns dos motivos principais para se investir em bitcoin:
Capital protegido da inflação
O primeiro motivo para investir em bitcoin é conseguir proteger o seu capital da inflação.
Em países com economias instáveis e sempre sujeitas a diferentes programas econômicos em razão de arbitrariedades políticas, sabemos que a inflação é um fator recorrente a incidir sob o valor da moeda.
Por ser uma moeda descentralizada, o bitcoin não está sujeito à inflação ou outras formas de flutuação de valor causadas por fatores como a impressão de moeda, indexação às diversas taxas de mercado, ou até mesmo problemas decorrentes de desastres naturais.
Uma das razões para isso é o fato de que a “emissão” de bitcoin é controlada por um protocolo que tem o intuito de evitar os processos inflacionários usuais às moedas físicas.
Valor Universal
O segundo motivo para investir em bitcoin é a universalidade da moeda.
Como sabemos, o valor de uma moeda está sempre sujeito a alterações decorrentes de decisões políticas arbitrárias e, muitas vezes, tomadas de forma irresponsável.
De maneira oposta, por ser uma moeda descentralizada, o bitcoin é uma moeda sem país, ou seja, o valor do bitcoin não é diretamente determinado pela política monetária de qualquer nação.
Por ser considerada “universal“, investir em bitcoin dá a você a possibilidade de utilizá-lo em qualquer localidade.
Embora ainda não seja tão popular a utilização de criptomoedas para pagamentos de serviços do dia a a dia, essa já é a realidade de muitas empresas em diversos países, nos quais existem empresas que já aceitam pagamento em criptomoedas, dentre as quais a mais aceita é o bitcoin.
Alto grau de segurança
O terceiro motivo para investir em bitcoin é o alto grau de segurança da moeda.
A razão disso é o fato de que o bitcoin é criptografado em um sistema especial chamado blockchain.
De maneira geral, o blockchain é método de criptografia público que mantém a segurança de toda transação de bitcoin e cria um código único para cada uma delas. Com isso, as transações de bitcoin são facilmente rastreáveis já que o sistema bitcoin mantém o registro de todas elas.
Um outro ponto importante relacionado à segurança do bitcoin é a dificuldade de qualquer tentativa de roubo.
Todo investidor em criptomoeda deve ter uma carteira digital, protegida por senha, o que torna o roubo de bitcoins muito mais difícil do que o de moedas físicas.
Além disso, a tecnologia blockchain permite o acesso público a esses registros, sem que seja necessário qualquer forma de controle ou gestão governamental, o que para muitas pessoas significa um grande passo em direção à descentralização do controle estatal sobre a economia
Essa descentralização poderia trazer às pessoas a inexistência da inflação monetária, que tende a ser danosa para a população, de maneira geral, trazendo consequentemente valor à poupança e aos recursos dos indivíduos, de maneira geral.
Se você tem interesse e não sabe como começar a investir em criptomoedas, continue acompanhando nosso material com dicas fáceis para qualquer investidor iniciante!