O que é litecoin e quais as principais diferenças com o bitcoin?

 

o-que-e-litecoin

 

O que é litecoin – introdução

Nas transações do mercado digital, saber o que é litecoin, bem como diferenciá-lo do bitcoin, pode revelar um novo meio para os negócios online e torná-los ainda mais lucrativos
Com o afloramento da tecnologia e do aumento das transações digitais, perguntas como o que é litecoin, e quais são as suas diferenças com o bitcoin têm sido cada vez mais frequentes.

Com o desenvolvimento do mercado de criptomoedas, novos nomes vão surgindo, o que nos traz a necessidade de um aprendizado constante.

Há, de fato, muita informação a ser passada e compreendida. Neste artigo, vamos compor mais uma peça para auxiliar no entendimento sobre o que é litecoin.

Dessa forma, iremos esclarecer as questões propostas, assim como informar as perspectivas de mercado para o litecoin. Nos acompanhe e saiba tudo sobre o que é litecoin e qual a diferença dele para o bitcoin.

O que é litecoin?

Criado pelo cientista da computação Charlie Lee, em 2011, o litecoin (LTC) é uma moeda digital usada para transações virtuais, o que significa dizer que ele não pode ser retirado para o meio físico, como fazemos com o dinheiro Real ou o Dólar, quando estão antes no caixa dos bancos.

Dessa forma, é uma moeda que só existe virtualmente e que não pode ser produzida pela Casa da Moeda do Brasil, como determina o Banco Central em relação ao Real.

Esse caráter não oficial e descentralizado do litecoin, assim como no caso do bitcoin, faz com que essas moedas não sofram regulação estatal e bancária, as aproximando daquilo que se costuma chamar de livre mercado.

Os responsáveis pela criação de novas unidades de moedas digitais são os chamados “mineradores”, que, em teoria, podem ser qualquer pessoa com acesso a um computador super potente e conhecimento na área para realizar a mineração das criptomoedas.

Diferenças entre litecoin e bitcoin

Apesar das duas serem moedas digitais, há algumas diferenças importantes entre elas (além de seus preços), e são as seguintes:

Velocidade de transação

Para transações de menores valores, as comercializações rápidas do dia a dia, o litecoin é considerado superior ao bitcoin, pois realiza as confirmações de pagamento e transferência num tempo médio de dois minutos e meio, enquanto que o bitcoin, em média, leva dez minutos no mesmo processo.

Essa diferença se dá, justamente, pelo litecoin ter sido criado como uma atualização do bitcoin, sendo baseado no mesmo código fonte, mas possuindo diferenças que, principalmente, dizem respeito à velocidade e a segurança, como veremos abaixo.

Descubra ECC

Velocidade de processamento

Na mineração (criação) de moedas digitais, é utilizada uma tecnologia chamada “blockchain” (corrente de blocos), onde se armazenam dados das transações realizadas por meio das referidas moedas, ainda mantendo o anonimato de todas as partes.

É trabalhando em cima desses blocos que os mineradores poderão gerar novas unidades do litecoin, que, por ser uma moeda mais rápida nas transações, também gera dados mais rapidamente e blocos, por conseguinte.

Isso faz com que o tempo de processamento para a mineração de uma nova unidade seja menor, gerando mais litecoins em menor tempo que os bitcoins.

Limite de unidades

O código programado do litecoin permite que sejam geradas um total de 84 milhões de moedas até o limite de sua “mineração”. Já quanto ao bitcoin, seu limite é de 21 milhões. Assim, se torna mais rápido e prático a “fabricação” dessa moeda.

O algoritmo

Apesar de utilizarem o mesmo “Proof of Work” (prova de trabalho) – protocolo que verifica e registra com segurança as transações com criptomoedas, permitindo a mineração – o algoritmo de criptografia do litecoin e do bitcoin é diferente.

Enquanto o primeiro usa o Scrypt, que é mais fácil de decifrar, o segundo utiliza o SHA-256, um algoritmo mais antigo e mais denso, tornando a mineração de bitcoin mais lenta e difícil.

Em qual moeda investir?

Para decidir em qual criptomoeda investir, deve-se considerar vários fatores, como, a finalidade de uso e a quantia a ser aplicada. Além disso, deve-se saber o o que é litecoin e o tempo do investimento.

Para quem tem bastante dinheiro, comprar bitcoins é o mais indicado, já que são líderes no mercado de moedas digitais, possuem bastante crédito e são boas para fazer reserva de valor.

No entanto, o litecoin é muito mais democrático, pois pode ter mais unidades (ou frações de unidades) comprados e por um preço menor, podendo valer grandes quantias em momentos futuros, proporcionando mais unidades e/ou frações ao investidor.

Desse modo, aos iniciantes ou para pessoas que não possuem tanto dinheiro, a compra de litecoins pode ser uma boa opção, principalmente se o intuito são transações rápidas.

O que é litecoin – conclusão

Entender o universo das criptomoedas é essencial para tomar as melhores decisões em relação aos investimentos. Sendo assim, tenha em mente que as decisões envolvendo este universo são de sua responsabilidade, razão pela qual sua proatividade em conhecer sobre o tema é fundamental!

Gostou de saber o que é litecoin e como ele surgiu? Aproveite para acessar mais artigos em nosso blog e fique sempre bem informado sobre o mundo das criptomoedas.

ECC Cryptocurrency