Carteira múltipla de criptomoedas: quais são as melhores?

 

carteira múltipla de criptomoedas

 

Carteira múltipla de criptomoedas: introdução

Apesar da popularidade em torno do bitcoin, e das criptomoedas em geral, as pessoas ainda conhecem pouco sobre como funciona esse tipo de investimento. Isso inclui até mesmo investidores com boa experiência em outros tipos de investimento.

Em geral, mesmo os investidores experientes possuem pouca informação sobre como fazer para comprar criptomoedas, sobre como são feitas as transações, qual o grau de segurança desse tipo de investimentos, quais são os cuidados necessários com o armazenamento dos dados, quais são as possibilidades e principais vantagens do investimento em cripto, bem como muitos outros pontos importantes do investimento em cripto.

Uma das razões para esse pouco conhecimento é o fato de que as criptomoedas são um tipo de investimento completamente diferentes dos investimentos usuais listados na bolsa de valores. Mesmo com sua popularidade, ainda há pouca informação disponível sobre como funciona esse mercado.

Por essa razão, neste post falaremos de um dos aspectos práticos do investimento em criptomoedas, as chamadas wallets (ou carteiras de criptomoedas). As wallets são carteiras digitais, utilizadas para guardar informação sobre as suas moedas e proteger esses dados de qualquer tentativa de fraude ou roubo.

Você irá aprender quais são as melhores wallets do mercado, quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas, e porque também há as chamadas carteiras múltiplas de criptomoedas.

O que são wallets?

A compra e venda de criptomoedas é quase sempre mediada pelas chamadas exchanges. As exchanges são corretoras responsáveis por mediar ordens de compra e venda das criptomoedas listadas. (Para saber mais sobre o que são exchanges e como escolher a mais adequada para você, recomendamos este texto.

Embora seja possível manter suas criptomoedas na própria exchange, como ocorre com os investimentos usuais das corretoras listadas em bolsa de valores, o mais recomendado após a compra de criptomoedas, é que você as transfira para sua wallet (ou carteira digital).

De maneira simples, as wallets são carteiras digitais utilizadas no armazenamento dos dados necessários sobre as criptomoedas, bem como no gerenciamento de um portfólio de moedas. Uma das vantagens de utilizar as wallets é poder proteger suas criptomoedas da maneira que melhor se adequa às suas necessidades e realizar facilmente transações de compra e venda de ativos.

A utilização das wallets é uma das melhores vantagens do investimento em criptomoedas e um dos grandes diferenciais em relação as demais formas de investimento. Quando investimos nos ativos da bolsa de valores, através das corretoras e outras instituições financeiras, os produtos continuam sob custódia da corretora.

Assim, quando alguém compra ações do Itaú, por exemplo, as ações continuam sob custódia da corretora e, caso a pessoa queira utilizá-las, terá que dar a ordem de venda e só depois transferir para sua conta bancária.

O mesmo não ocorre com as criptomoedas. Se alguém compra uma unidade de Ethereum por intermédio de uma exchange, poderá transferi-la para sua carteira assim que finalizar a compra. A partir daí, a pessoa ainda poderá usar sua unidade de Ethereum já para realizar compras em qualquer loja que a aceita como pagamento.

Ou seja, as criptomoedas permitem uma maior versatilidade de uso, já que podem ser diretamente utilizadas em compras do dia a dia. É como se fosse possível utilizar suas próprias ações do Itaú para pagar seu lanche do McDonald’s. Para muitos investidores, essa é a principal vantagem das criptomoedas, e por isso mesmo elas representam o futuro dos investimentos.

As wallets podem ser de vários tipos:

  • Mobile: São carteiras digitais em formato de aplicativo para celular. São recomendadas para investidores que precisam realizar diversas transações diariamente e por isso buscam facilidade de uso e de acesso;
  • Desktop: São carteiras instaladas em computador e armazenadas em disco rígido;
  • Web: São carteiras armazenadas em um servidor de internet (por isso, também são chamadas de e-wallets);
  • Hardware: Essa é uma carteira física (também chamada de cold storage), geralmente em formato pen-drive;
  • Papel: Há também as chamadas carteiras de papel, as quais possuem um código QR com chaves públicas e privadas. Como o nome já diz, esse é um documento com suas chaves de acesso.

Portanto, após a compra das suas criptomoedas, há diversos tipos de formato de carteiras digitais disponíveis para que você possa armazenar suas chaves de acesso e outros dados de transações. (Se você precisa de um guia iniciante sobre como escolher uma wallet, confira este texto.

Veja também o guia básico de investimento em criptomoeda neste link.

E o que acontece, então, com os investidores que possuem e investem em mais de uma criptomoeda? Todas são guardadas na mesma wallet? Para isso, existem as chamadas carteiras múltiplas de criptomoedas.

guardando criptomoedas

O que é uma carteira múltipla de criptomoedas?

No mercado de criptomoedas, o mais comum sobre a utilização das wallets é que cada moeda específica tenha sua própria wallet. Assim, quando o investidor pretendia investir e armazenar mais de uma moeda, acabava tendo que guardar diversas wallets diferentes para cada moeda comprada.

Para resolver essa necessidade, recentemente surgiram as chamadas carteiras múltiplas de criptomoedas (ou multi cryptocurrency wallet). A ideia desse tipo de wallet é unificar as informações sobre as criptomoedas e permitir a movimentação de mais de uma moeda, o que acaba por criar diversas facilidades para os investidores em cripto.

Com as carteiras múltiplas, o usuário utiliza o mesmo aplicativo para armazenar várias moedas diferentes. Com isso, o usuário pode gerenciar todo seu portfólio de investimento em criptomoedas com apenas um aplicativo e não terá que utilizar diferentes carteiras para diferentes moedas.

Vantagens de uma carteira múltipla de criptomoedas

Há diversas vantagens no uso de uma carteira múltipla de criptomoedas. As principais  são as seguintes:

  •   Transação de moedas diferentes. O usuário poderá armazenar e realizar transações de diferentes moedas utilizando a mesma carteira. Ou seja, é possível fazer compras com as diferentes moedas presentes em uma mesma carteira.
  • Facilidade de armazenamento e acompanhamento de diferentes moedas.  O usuário poderá acompanhar os registros e transações de diversas moedas.
  • Unificação de plataforma dos ativos. O usuário unifica o acompanhamento dos seus ativos em uma única plataforma.
  • Facilidade de gerenciamento do portfólio. O usuário poderá executar ordens de compra e venda de todo o seu portfólio de criptomoedas a partir de um único aplicativo.

Alguns usuários acreditam que a unificação dos ativos em uma carteira múltipla não é bom por facilitar ataques de hackers e outros processos de fraude. Porém, a coisa não é tão simples.

Muitas carteiras múltiplas utilizam diferentes chaves de acesso, bem como outros processos de segurança e criptografia. Assim, caso algum hacker consiga “invadir” a sua carteira múltipla, isso não necessariamente significa que ele terá acesso automático a todas as suas moedas.

Para o ajudar a selecionar as melhores carteiras presentes no mercado de cripto, na próxima seção apresentaremos algumas das melhores carteiras múltiplas de cripto. Todas apresentam vantagens únicas e que mostram as diversas vantagens e possibilidades com o investimento em cripto.

Descubra ECC

As melhores carteiras do mercado

Nossa seleção de melhores carteiras se baseia em elementos como praticidade, facilidade de uso, funcionalidades, e capacidade de armazenamento e integração de diferentes criptomoedas.

Bitfy

A Bitfy é uma das carteiras mais populares do mercado brasileiro. É uma carteira mobile, com alta facilidade de uso e de acesso. A razão da sua popularidade é que essa carteira possui várias funções muito interessantes. Além da compra e venda de criptomoedas, a Bitfy oferece as seguintes funcionalidades:

  • Pagamento de boletos utilizando criptomoedas (embora, por enquanto, esse serviço seja possível apenas para Bitcoins),
  • TEDs para qualquer banco utilizando Bitcoins,
  • Recargas de celular,
  • Integração com máquinas Cielo, o que permite realizar compras e pagamentos em diversos estabelecimentos usando apenas criptomoedas,
  • Compra de criptomoedas por meio de boleto, transferência, pix, e cartão de crédito.
  • Utilização das moedas Bitcoin (BTC), Celo Dollar (cUSD), Ethereum (ETH) e Ripple (XRP).
  • Disponibilidade para Android e iOS.
  • Para saber mais: https://bitfy.app

Atomic Wallet

A Atomic Wallet é uma carteira desktop, ou seja, que deve ser instalada e utilizada em um computador. Ela também está entre as mais populares do mercado, pois garante o gerenciamento de diversos tipos de criptomoedas e possui um alto grau de segurança. Estas são algumas das principais funcionalidades da Atomic Wallet:

  • Controle descentralizado;
  • Total anonimato dos seus dados pessoais;
  • Alta segurança das informações;
  • Compra de criptomoedas por meio de cartão de crédito;
  • Cashback;
  • Controle e gerenciamento de mais de 300 moedas;
  • Disponível para Windows, Mac, Linux e Android;
  • Para saber mais, visite a página oficial: https://atomicwallet.io

Exodus

A Exodus também é uma carteira com alto grau de segurança. Ela possui uma interface de fácil uso e entendimento. Além disso, é possível gerenciar e acompanhar mais de 100 criptomoedas diferentes. Algumas de suas características são:

  • Disponibilidade em formato hardware, mobile e desktop;
  • Sincronização com todos os formatos;
  • Alto grau de segurança;
  • Gerenciamento de mais de 100 criptomoedas;
  • Disponível para Windows, Linux e Mac;
  • Para saber mais, veja a página oficial: https://www.exodus.com/

FreeWallet

A FreeWallet também é uma ótima carteira para gerenciar e acompanhar seu portfólio de criptomoedas. Algumas das principais características da FreeWallet são:

  • Gerenciamento de mais de 100 criptomoedas;
  • Controle mobile e via web;
  • Transferência grátis entre usuários FreeWallets;
  • Compra de diversas moedas via cartão de crédito;
  • Alto grau de segurança;
  • Disponível para Android e iOS;
  • Página oficial: https://freewallet.org

TrustWallet

A TrustWallet também é uma carteira de fácil uso e capaz de suportar uma boa quantidade de criptomoedas diferentes. Suas principais funcionalidades são:

  • Gerenciamento e acompanhamento de mais de 160 ativos, dentro os quais, mais de 40 baseados em tecnologia blockchain;
  • Compra de diversas moedas via cartão de crédito;
  • Controle mobile;
  • Ótimo grau de segurança;
  • Disponível para Android e iOS;
  • Página oficial: https://trustwallet.com/

Ethos

A Ethos é uma carteira universal que oferece suporte a mais de 150 moedas. A Ethos também é uma carteira mobile e de fácil uso. Suas principais características são:

  • Gerenciamento de mais de 150 moedas;
  • Facilidade de compra e venda;
  • Formato mobile;
  • Disponível para Android e iOS;
  • Página oficial: https://www.ethos.io/

Se você pretende criar um portfólio diversificado de criptomoedas, e para isso necessita de uma carteira capaz de armazenar e gerenciar um bom número de moedas diferentes, qualquer uma das opções acima serve como um bom ponto de partida para facilitar suas transações com criptomoedas. (Para saber mais sobre como funciona a diversificação com criptomoedas, acesse este texto aqui.)

Além da possibilidade de gerenciar diversos tipos de criptomoedas, todas essas carteiras também permitem o gerenciamento de um bom número de tokens. O token é o registro de um determinado ativo em formato digital.

Os tokens são sistemas que geram senhas para proteger o acesso a determinado ativo digital. Eles são muito utilizados em bancos, mas se tornaram muito comum no mercado de criptomoedas.

Os investidores em cripto utilizam tokens para diversas transações, mas todas estão sempre ligadas à proteção e segurança dos dados armazenados em uma carteira ou exchange. Daí a necessidade de que as carteiras suportem um bom número de tokens. (Para saber mais sobre a segurança do investimento em criptomoedas, consulte este material).

carteiras múltiplas de criptomoedas conclusão

Carteira múltipla de criptomoedas: conclusão

Neste post aprendemos sobre um dos aspectos práticos do investimento em criptomoedas: o armazenamento dos dados das criptomoedas após o processo de compra.   Também falamos sobre como são armazenados e gerenciados os dados sobre cada transação de criptomoedas. Para acompanhar os pontos principais do texto:

  • As wallets são carteiras digitais utilizadas no armazenamento de criptomoedas após o processo de compra;
  • Após efetuar a compra de qualquer criptomoeda através de uma exchange, o recomendado é que suas moedas sejam transferidas para uma wallet logo em seguida;
  • A utilização das wallets permite que suas moedas tenham maior segurança e não necessitem ser mantidas sob custódia das exchanges;
  • Isso permite que você possa utilizar suas criptomoedas no pagamento de contas, em transações bancárias, e diversas outras funcionalidades, a depender da wallet e da moeda comprada;
  • As funcionalidades disponíveis para criptomoedas, através das wallets, não estão disponíveis para outras formas de investimento, como as ações e os títulos públicos;
  • Há diversos formatos de wallets, como o mobile, web, hardware, desktop e papel. Cada formato permite um grau diferente de segurança, bem como funcionalidades diferentes e específicas;
  • Algumas criptomoedas necessitam de wallets específicas para o seu gerenciamento e armazenamento. Como resultado, às vezes é necessário ter uma wallet para cada moeda. Assim, para facilitar a vida dos investidores, surgiram as carteiras múltiplas de criptomoedas;
  • As carteiras múltiplas de cripto permitem o armazenamento e gerenciamento de diversas moedas de maneira única;
  • As carteiras múltiplas oferecem diversas vantagens de uso, como: 1) Transação de moedas distintas, 2) Facilidade de armazenamento e gerenciamento, e 3) Unificação no gerenciamento do portfólio de investimento em cripto;
  • Selecionamos e apresentamos as melhores wallets do mercado com base em suas funcionalidades e na possibilidade de diversificação dos ativos. Algumas dessas carteiras permitem o investimento e o gerenciamento de mais de 100 criptomoedas distintas;
  • Além disso, há opções disponíveis para celular, para computador, laptop, tablets, e qualquer outro meio eletrônico que seja o mais adequado às suas necessidades.

Se você está avançando nos seus investimentos em criptomoedas e gostaria de diversificar o seu portfólio, o uso das carteiras múltiplas de cripto é o mais recomendado para facilitar o acompanhamento dos seus ativos em um único aplicativo. Comece por visitar os portais de cada uma das carteiras múltiplas que apresentamos e verifique a adequação ao que você procura.

Lembre-se que o grau de segurança deve ser o primeiro fator a ser considerado por você. Por mais que algumas wallets ofereçam diversas funcionalidades, nada disso valerá a pena caso não exista um bom grau de segurança dos seus dados.

Gostou de aprender sobre as carteiras múltiplas de criptomoedas? Continue acompanhando o Blog do ECC!

ECC Cryptocurrency