Table of Contents
ToggleA melhor forma de investir em criptomoedas – introdução
Certamente, existem diversas estratégias para investir em criptomoedas. Sem a pretensão de apresentar uma fórmula pronta e acabada, abordaremos alguns tópicos que podem lhe ajudar a estruturar uma abordagem para encarar o mercado sem colocar seu capital em risco e, ao mesmo tempo, obter resultados significativos.
Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais.
Estude o mercado de criptomoedas antes de começar a operar
Em qualquer projeto que se deseja iniciar, como um novo emprego, a abertura de uma empresa ou, até mesmo, uma qualificação para incrementar seu currículo, é indispensável estudar a área ou mercado no qual está buscando inserção.
Com as criptomoedas a história não é diferente. O investidor precisa compreender a dinâmica dos preços desse tipo de ativo, os fatores que influenciam diretamente sua valorização e os riscos envolvidos nesse mercado.
Para isso, você pode começar a analisar conteúdo produzido por autoridades nesse mercado, como blogs especializados, relatórios produzidos por investidores institucionais, entre outras fontes consideradas relevantes. Além disso, você pode, por si, buscar informações sobre o projeto das criptomoedas as quais deseja investir. Neste conteúdo, exemplificamos como tudo pode ser feito.
Comece investindo de 2% a 5% de seu capital
Todo tipo de investimento demanda um gerenciamento consistente de riscos. Nesse sentido, a principal preocupação, sobretudo para investidores iniciantes, é não comprometer parte substancial de seu capital em uma única operação ou mesmo ativo.
Não se esqueça que, por maior que seja o potencial de valorização de uma criptomoeda, é preciso ir com cautela. A intenção é obter um retorno consistente a médio e longo prazo e não arriscar tudo o que se tem com o objetivo de enriquecer da noite para o dia. Esse tipo de abordagem, inclusive, é a responsável pela falência de milhares de investidores incautos todos os anos.
Tendo isso em vista, é interessante que o investidor iniciante não comprometa mais que 5% de seu capital em criptomoedas. Partindo desse teto, você poderá validar sua estratégia e refiná-la para, então, se propor a uma abordagem mais agressiva.
Entenda a importância da diversificação
Ainda falando sobre gestão de riscos, devemos destacar a importância da diversificação. Nesse caso, vale aquela velha máxima “nunca deixe todos os ovos na mesma cesta”.
Essa lógica aplicada às criptomoedas significa não apostar exclusivamente em um ativo. Sobretudo atualmente, em que temos diversas novas criptomoedas em ascensão, é válido identificar quais delas podem conferir a você o melhor retorno.
As criptomoedas também podem compor uma carteira de ativos tradicionais. Isto é, você pode distribuir seu capital entre ações, fundos imobiliários e moedas digitais, por exemplo.
Defina uma estratégia de trabalho
Existem diversos tipos de estratégias para se trabalhar com criptomoedas. Vejamos um breve resumo de três delas:
Hold – O hold, termo em inglês que significa “segurar”, parte da premissa de valorização a longo prazo do ativo. Isso significa que o investidor está apostando que a criptomoeda só tende a se valorizar ao longo dos anos. Logo, ele adquire determinado volume de moedas e aguarda pelo tempo que julgar necessário para efetivar a venda, o que pode demorar décadas.
Arbitragem – Trata-se da ação de comprar e vender ativos por preços diferentes entre plataformas ou corretora visando lucrar sobre essa diferença. Na prática, é como se você comprasse determinado volume de moedas na corretora “X” pelo valor “Y” e o vendesse com um acréscimo percentual de “Z%”. Diferentemente do hold a arbitragem é um trabalho distinto do investimento, caracterizado como “trade”.
Swing Trade – O swing trade é uma estratégia de compra e venda de ativos na qual você monitora os seus preços por meses ou semanas para lucrar com a operação. Geralmente, o investidor estabelece tetos de valorização e desvalorização para gerenciar os riscos. Diferentemente do hold o swing trade é um trabalho distinto do investimento, caracterizado como “trade”.
Melhor forma de investir em criptomoedas- Conclusão
Todo e qualquer investimento exige preparo e dedicação para se começar. Sendo assim, estude, entenda o mercado, e só depois de ter adquirido conhecimento suficiente comece a realizar os seus investimentos. Lembre-se que as decisões que você toma são aquelas que trarão um futuro próspero ou um futuro de perdas financeiras! Jamais terceirize as suas decisões, principalmente quando o assunto é investimento!
Para quem deseja se aprofundar no tema e compreender em profundidade as diferentes estratégias para investir em criptomoedas, sugerimos a leitura deste artigo em nosso blog: “Estratégia de investimento em criptomoeda: como montar a sua?”
Continue acompanhando o blog do Projeto ECC e saiba tudo do universo das criptomoedas!