Table of Contents
ToggleO que é o projeto Polygon – introdução
Se você quer saber o que é o projeto Polygon, veio ao lugar certo! Ao longo dos próximos tópicos, vamos apresentar as principais informações sobre ele, que tem se valorizado muito no mercado.
O projeto Polygon tem como objetivo principal oferecer solução de escalonamento para as transações realizadas dentro da plataforma Ethereum. Para saber mais, siga a leitura!
A origem da Polygon
A Polygon surgiu no ano de 2017, originalmente como Rede Matic, e tem como desenvolvedores principais um grupo de indianos: Jaynti Kanani, Sandeep Nailwal e Anurag Arjun.
O objetivo inicial do projeto era ser uma cadeia paralela à camada principal de Blockchain da plataforma Ethereum. Com isso, o fluxo de transações da camada 1 iria desafogar, facilitando e agilizando o desenvolvimento de novos negócios. Todavia, atualmente, a Polygon consegue se conectar com outras blockchains de diferentes redes, não apenas a da Ethereum.
O token Matic
Com o que explicamos, fica claro que o projeto Polygon é muito mais do que apenas uma criptomoeda, utilizada para todas as operações dentro do sistema.
Essa cripto é o token Matic. De acordo com previsões de especialistas no cenário de criptomoedas, é uma alternativa interessante para investimento. E, como sempre, cabe uma pesquisa aprofundada e uma avaliação individual para incorporá-la, ou não, ao seu portfólio!
A relação entre Polygon e rede Ethereum
Como mencionamos, a Polygon surgiu para ser uma solução tecnológica para as operações realizadas dentro da rede Ethereum, oferecendo maior capacidade de escalonamento para o sistema.
Afinal, cada vez mais pessoas utilizam a Ethereum para fazer transações financeiras, desenvolver jogos e aplicativos, realizar acordos com smart contracts etc. Consequentemente, as taxas para incluir essas atividades dentro da Blockchain principal também aumentam, bem como a sobrecarga da rede, o que deixa todos os processos mais lentos.
Visualizando esse problema, os desenvolvedores da Polygon criaram o que é chamado de camada 2 para se conectar à Blockchain central da Ethereum. Isso significa que dentro dessa camada adicional pode rodar todo tipo de operação que seria aceita na primeira, porém com custos de energia mais baixos e menos congestionamentos.
Não deixe de conferir:
Principais características da Polygon
Agora que você já sabe o que é a Polygon, chegou o momento de conhecer algumas das características do projeto.
Alta capacidade de processamento
Um dos grandes problemas do mundo cripto está relacionado à capacidade de processar várias transações simultaneamente.
Por conta da estrutura da Blockchain e da tradicional forma de validação usando o Proof of Work, as maiores redes do mundo encontram algumas limitações à medida que cresce o número de usuários na rede, gerando atrasos nas validações.
Para você ter uma ideia, a rede Bitcoin consegue processar atualmente cerca de sete transações por segundo. Já a Ethereum tem uma capacidade maior, com 15 transações por segundo. A Polygon, por sua vez, chega a processar de 7 a 14 mil transações no mesmo período. Como dá para notar, a diferença é enorme!
Alta escalabilidade
Para que um projeto consiga se desenvolver, ele deve ser escalável, e isso a plataforma da Polygon oferece aos usuários. Afinal, seu funcionamento em camada 2, no formato sidechain, cria pequenas cópias da Blockchain principal para processar novas informações, desafogando o fluxo de transações em primeiro plano.
Transações baratas
Quanto mais popular a rede Ethereum se torna, mais cara são as taxas para realizar transações na primeira camada. Atualmente, o custo médio é muito superior à operação na Polygon.
Sistema de funcionamento Proof of Stake
Para agilizar as operações e o processo de validação dentro da rede, a Polygon trabalha com o sistema Proof of Stake (PoS) ao invés do já conhecido Proof of Work (PoW).
No PoS, os validadores precisam deixar uma quantidade de criptomoedas como garantia dentro da plataforma e, em troca, são autorizados a validar as transações realizadas pelos usuários. Essa dinâmica é muito mais rápida, exige menos recursos e é igualmente segura.
O que é o projeto Polygon – conclusão
Como deu para notar, a Polygon é um projeto criado para ser muito mais do que uma moeda digital. Ela é uma solução completa para lidar com vários dos entraves comuns dentro do universo cripto, principalmente no que diz respeito à escalabilidade, velocidade de processamento e economia no valor das transações.
Caso tenha gostado do artigo de hoje, continue acessando o blog do Projeto ECC, com conteúdo relevante relacionado ao universo das criptomoedas!