O que faz as criptomoedas subirem – introdução
Quem investe em criptomoedas sabe o quanto o preço desses ativos é volátil. Ou seja, aumenta e diminui em um curto período de tempo. Para lidar com um cenário assim, é essencial que você entenda o que desencadeia essas variações. Tendo isso em mente, hoje vamos explicar os motivos que fazem as criptomoedas subirem.
Aqui separamos seis fatores que afetam diretamente as moedas digitais e tendem a elevar o valor das cotações. Sendo assim, fique de olho em cada um deles na hora de montar suas estratégias de investimento. Boa leitura!
Compra de ativos pelas baleias
Caso você não saiba, “baleias” são pessoas ou empresas que possuem uma grande quantidade de criptomoedas. Muitas vezes elas controlam centenas de milhões desses ativos. Isso significa que suas ações possuem um grande impacto na cotação dos preços.
Desse modo, quando as baleias emitem um alto volume de ordens de compra de determinada moeda digital, ocorre uma elevação imediata dos valores praticados. Em contrapartida, quando elas fazem grandes transações de venda, os preços tendem a cair.
Aumento da movimentação no mercado de derivativos
Derivativos são um tipo de contrato feito entre duas partes cujo valor está vinculado a um determinado ativo (dólar, ouro, taxa de juros, criptomoeda etc.).
Negociações envolvendo derivativos são muito utilizadas no mercado para diversos fins, de especulação até proteção do patrimônio. E elas são feitas tanto por grandes companhias quanto por pessoas físicas.
Tendo isso em mente, quando visualizamos um grande número de contratos de derivativos de criptomoedas em andamento, isso significa que o mercado está aquecido. Como consequência, o valor das cotações das moedas tende a subir.
Alta do indicador hashrate
Hashrate é um dos indicadores mais importantes quando se trata de criptomoedas que utilizam o sistema de mineração, caso do Bitcoin e do Ethereum, por exemplo.
Ele tem relação com a velocidade com que os mineradores conseguem processar dados dentro da Blockchain. Sendo assim, quanto maior for o número deste indicador, maior a quantidade de máquinas e energia de processamento está sendo empregada. De forma simplificada, isso significa que há mais mineradores engajados no processo.
Como consequência, a rede de uma criptomoeda que possui alto hashrate é vista como mais segura. Afinal, aumenta a dificuldade de um ataque hacker. Isso atrai mais investimentos e faz os preços subirem.
É possível acompanhar a hashrate da moeda que lhe interessa ao fazer uma pesquisa rápida no Google.
Aproveite e leia também:
- Blockchain e criptomoedas: o que você precisa saber?
- Mineração de criptomoedas: entenda como funciona
Crescimento do Número de Entidades Ativas
O Número de Entidades Ativas, ou Number of Active Entities, é outro importante indicador que afeta os preços das criptomoedas. Ele representa a quantidade de endereços ativos dentro de uma rede, ou seja, de remetentes e destinatários que realizaram transações bem-sucedidas.
Quando este indicador aumenta, é um sinal positivo. Afinal quer dizer que a rede de determinada moeda digital está crescendo, seja de forma horizontal ou vertical.
Um crescimento horizontal significa que há novos participantes interagindo dentro do ambiente. Quando ele é vertical, quer dizer que os antigos participantes da rede estão realizando um volume maior de transações em comparação a registros anteriores.
Qualquer uma dessas situações mostra que o mercado está aquecido. Isso faz as criptomoedas subirem de preço.
Aumento do valor do Bitcoin
O Bitcoin é a principal moeda do universo cripto. Sendo assim, seu preço serve de referência para as demais cotações desse mercado.
Isso significa que, quando o valor do Bitcoin cai, afeta negativamente outras criptomoedas. Todavia, quando o preço dele sobe, puxa uma alta geral dos demais valores praticados.
Investimento de grandes empresas
Cada vez mais, grandes corporações estão realizando investimentos em moedas digitais, principalmente como uma alternativa para fugir da inflação. À medida que isso ocorre, o mercado se aquece com novas movimentações, causando uma elevação dos preços.
Ademais, esses investimentos tendem a aumentar a credibilidade da população em torno do dinheiro eletrônico. Dessa maneira, muitas pessoas passam a se sentir seguras para apostar no universo cripto e realizam novas aplicações. Consequentemente, a demanda sobe, assim como os preços.
O que faz as criptomoedas subirem – conclusão
Como deu para notar, vários fatores afetam as criptomoedas e podem causar uma alta nos preços. Adiciona-se a estas possibilidades questões pontuais que provocam a subida do ativo analisado.
Portanto, fique atento a tudo o que apresentamos antes de investir, e fique atento às informações do mercado. Afinal, muitas das questões citadas ao longo do texto ajudam a fazer previsões e montar estratégias bem elaboradas.
Então, aprofunde-se no conteúdo e estude regularmente o universo cripto. Para complementar seu aprendizado, recomendamos a leitura do texto: Por que o preço das criptomoedas cai?
Acesse o blog do Projeto ECC e saiba mais informações sobre criptomoedas!