Table of Contents
TogglePrincipais razões para investir em criptomoedas – introdução
No decorrer dos anos, as criptomoedas viraram o centro das atenções quando o tema é investimento. Afinal, cada vez mais as moedas digitais têm ganhado relevância no mercado financeiro. Mas quais as principais razões para investir em criptomoedas?
Neste conteúdo explicaremos 5 motivos para entender o porquê de investir em cripto. Boa leitura!
O que são criptomoedas e quais são os seus tipos?
Primeiramente, importante entendermos o que são criptomoedas e quais suas características importantes.
As criptomoedas são moedas digitais, que existem em um meio virtual.
Há dois conceitos importantes que dizem respeito a elas.
Um é a noção de liberdade, associada à emissão das moedas digitais e, diferentemente das moedas físicas tradicionais, não são controladas por governos.
Desse modo, a independência dos governos na emissão de criptomoedas dá poder ao usuário de fazer transferências ou pagamentos em qualquer lugar do mundo, sendo ele o único responsável sobre como liberar e o que fazer com seu dinheiro digital.
O outro conceito é o de criptografia que, por meio dos Blockchains, faz com que as transações comerciais ocorridas com uma criptomoeda sejam registradas e verificadas, com riscos menores de violação das informações.
Além do Bitcoin, outras criptomoedas também foram criadas partindo desta tecnologia, como por exemplo:
- Ether ou Ethereum;
- Litecoin;
- ECC
- Cardano;
- Binance Coin;
- XRP;
- NEO;
- Bitcoin Cash;
- Tether;
- Polkadot;
- Dogecoin;
Caso você queira entender mais detalhes sobre criptomoedas e seu conceito, acesse este link.
5 principais razões para investir em criptomoedas
Entenda nesta sessão 5 boas razões pelas quais investidores têm dado atenção às criptomoedas.
Maior Democratização Das Moedas Digitais
Ao longo do tempo, o uso de criptomoedas tem sido democratizado no mercado.
Isso se deve porque há uma maior divulgação das criptomoedas tanto em mídias tradicionais quanto nas sociais, o que facilita ainda mais sua discussão em vários setores da sociedade, garantindo a entrada de novos participantes num mercado que era até então muito restrito.
Um exemplo de abertura está no próprio governo de El Salvador, que adotou as moedas digitais como oficiais, favorecendo e ampliando cada vez mais o seu uso pela população local. Outro ponto que podemos destacar é o aumento do número de estabelecimentos que cada vez mais utilizam pagamentos com criptomoedas.
Volatilidade
A volatilidade é uma característica muito forte no mercado cripto, que em comparação ao de bolsa, costuma ter uma variação bastante intensa dos ativos negociados. Afinal, é muito comum em um dia, variações em torno de 10 a 15% dos ativos em cripto.
É claro que há um risco implícito, pela pouca estabilidade, principalmente num curto tempo de negociação. No entanto, por essa característica, há também a possibilidade de um retorno maior, ainda mais se compararmos com mercados mais tradicionais, como na Bolsa De Valores, por exemplo.
Diversificação
Muitas pessoas têm optado por investir em criptomoedas para deixar a carteira de investimentos ainda mais diversificada.
Até porque, com a diversificação dos investimentos, mais diluídos os riscos se tornam, sendo positivo para quem espera um retorno a médio e longo prazo. E, no caso das criptomoedas, isso é mais evidente pela grande quantidade de moedas que você pode investir como ilustramos mais cedo.
Maior facilidade de investimento
O mercado de criptomoedas geralmente não possui tantas restrições de funcionamento quanto o tradicional. Um exemplo disso está no próprio horário de negociação, que no mercado tradicional como o da B3, por exemplo, ocorre de 10h às 17h, já o de cripto, não há fechamento.
Ademais, se na B3 o investimento inicial está limitado pela compra de lotes de uma ação, que costuma elevar os preços, você pode comprar uma moeda digital com valores mais acessíveis. Em algumas corretoras, há o valor mínimo de 50 reais, por exemplo.
Modelo Descentralizado
As criptomoedas em si não são moedas controladas por uma entidade ou necessitam de algum órgão regulador para servir de intermediário nas negociações, assim como ocorrem com outras moedas, como euro, dólar e real.
Desse modo, podemos dizer que em geral as moedas digitais são descentralizadas, isto é, sem a interferência de um órgão central para definir os seus rumos. Isso pode ser vantajoso, porque pode conferir maior liberdade para pagamentos e autonomia no uso da moeda entre seus usuários.
No entanto, isso não significa que há somente cripto que siga esta cartilha. Há também as moedas centralizadas, que neste caso, dependem de um órgão central para regularizar a sua emissão e movimentação.
Principais razões para investir em criptomoedas – conclusão
Investir em criptomoedas tem sido cada vez mais uma realidade nos tempos modernos, o que tem atraído cada vez mais pessoas para este universo. Por isso, é fundamental estudar bastante os caminhos de investimento e selecionar sempre bons projetos de criptomoedas que tenham propostas claras de longo prazo e que sejam conduzidos por uma boa equipe.
Continue acompanhando o Blog do Projeto ECC, e fique sempre atualizado às novidades do mundo das criptomoedas!