Table of Contents
ToggleO que é yield farming – introdução
Se você acompanha o mundo das criptomoedas, certamente já se deparou com essa expressão. Por ser um conceito novo, muita gente ainda se pergunta sobre o que é yield farming e, claro, quais são os benefícios desse “novo tipo”de mineração.
Incorporado ao mercado das criptomoedas pelas finanças descentralizadas (DeFi), o yield farming já é considerado umas das mais atrativas inovações recentes.
Ficou interessado e quer saber mais? Reunimos aqui as principais informações sobre yield farming para você ficar atualizado. Boa leitura!
O que é yield farming?
O yield farming é um recurso que oferece aos donos de criptomoedas recompensas pelos investimentos realizados. Também conhecido como “mineração de liquidez”, hoje em dia já existem diversas plataformas qualificadas para realizar esse tipo de negociação.
Quando pensamos sob o ponto de vista de aplicativos (Dapps) e plataformas descentralizadas, o foco principal do yield farming se torna atrair liquidez através de recompensas para os investidores que se dispõem a emprestar seus ativos.
Assim, hoje em dia, mineração de liquidez pode ser considerada um importante instrumento para a geração de renda passiva com criptomoedas. O mecanismo é bem semelhante à maneira como se recebe juros sobre uma quantia depositada em uma conta de investimentos.
Da mesma forma como uma instituição financeira tradicional, o yield farming também envolve o bloqueio de ativos por um período de tempo escolhido pelo investidor, podendo ser variável ou pré-fixado.
Como são realizadas as operações de yield farming?
As operações de yield farming são feitas por meio de contratos inteligentes, que por sua vez, formam pools de liquidez. Os “provedores de liquidez” – nome dado aos investidores que realizam mineração de liquidez, basicamente emprestam seus fundos para serem adicionados a um contrato inteligente.
Os empréstimos são realizados através de um aplicativo descentralizado (Dapp). podemos destacar duas vantagens principais para os investidores que colocam suas moedas em yield farming. A primeira diz respeito aos juros aplicados durante o tempo no qual as moedas ficam presas. Já a segunda é o recebimento de mais criptomoedas, podendo ser as mesmas que foram bloqueadas no staking ou outros ativos que foram oferecidos como prêmio.
O objetivo de fazer esse processo movido a recompensa e incentivos é garantir a liquidez e construir uma comunidade em torno de protocolos recém-lançados – dois elementos essenciais para sustentar o crescimento dos projetos a longo prazo.
Quais são os riscos do yield farming?
Em qualquer operação financeira existem riscos envolvidos e que não devem deixar de ser avaliados. Com o yield farming a história não é diferente. Confira os principais riscos relacionados à mineração de liquidez a seguir.
Volatilidade
Quando o assunto é yield farming, os custos da volatilidade têm a probabilidade de serem mais altos. Isso ocorre por conta do bloqueio dos ativos em staking. Isso significa que, ao ocorrer quedas abruptas nos preços, os criptoativos não poderão ser comercializados para diminuir os prejuízos.
Fraude
É importante ficar atento aos esquemas de fraude e que podem gerar prejuízo aos que não realizaram sua lição de casa em estudar os projetos da forma devida. Todos estão sujeitos a cair em golpes; por isso, é extremamente importante aprender aspectos gerais de investimento em criptomoedas antes de fazer seu primeiro movimento no mercado.
Rug Pulls
Uma forma de golpe muito comum é a conhecida como “puxada de tapete”, literalmente rug pull em inglês. Esse esquema de fraude tem por característica o sumiço dos desenvolvedores de um protocolo após reunir uma quantidade considerável de fundos dos investidores. As pessoas que aplicaram seus recursos perdem totalmente o acesso aos fundos investidos e se torna muito difícil a identificação dos criminosos.
E o retorno?
Apesar de apresentar alguns riscos que devem ser levados em consideração na hora do investimento, o yield farming pode ser bastante lucrativo, e possível de ser alcançada por qualquer pessoa. O retorno vai variar em função da plataforma trabalhada e dos ativos considerados no processo.
De forma geral, indicamos sempre começar com investimentos menores e controlados para você compreender na prática como o processo funciona, bem como escolher ativos que possuem taxas de retorno menores, mas volumes investidos maiores, o que indica que há maior liquidez neste mercado específico.
Com o passar do tempo, você se sentirá mais confiante para investir mais e aplicar estratégias de investimento cada vez mais complexas.
O que é yield farming – conclusão
Dessa forma, podemos concluir que o yield farming é uma nova forma de potencializar os rendimentos dos seus portfólios. Na medida em que as criptomoedas vão se tornando cada vez mais populares, os investidores correm atrás de outras maneiras de obtenção de lucro.
Então, a mineração de liquidez chegou no mercado como uma solução atrativa. Entretanto, antes de tomar esse caminho, você deve entender muito bem como esse instrumento funciona e compreender os riscos e oportunidades envolvidos no processo. Se quiser saber mais sobre esse e outros assuntos sobre criptomoedas, não deixe de conferir nosso blog.